segunda-feira, 11 de abril de 2011

Filé de Merluza ao molho branco e Salada Tailandesa de Pepinos

Oi Gente!

Estou muito feliz porque finalmente meu trauma com peixe foi embora. Na minha cabeça sempre tinha a ideia de que eu não sabia preparar um peixe, que era complicado demais, ate moqueca eu preferia fazer de frango, só para não correr o risco de dar errado, rss

Ontem estava inspirada com o clima romântico de chuva (temporal), um bom vinho branco e a companhia do meu amor, então resolvi arriscar, sabia que se não desse certo ele me daria apoio moral, rs

Como não queria fazer nada demorado ou complicado, acabei optando por um cardápio simples só com três pratos: Filé de Merluza ao molho branco (eu juro que qualquer pessoa consegue fazer), arroz branco (na verdade fiz metade arroz branco misturado com a mesma quantidade de integral) e uma salada de pepinos que vi no programa do Jamie Oliver (ele é um fofo, faz tudo parecer super simples e empolgante).

Vamos aos pratos...




Salada Tailandesa de Pepinos

Ingredientes
  • 1 pedaço pequeno de gengibre
  • 1 limão
  • 1/2 pimenta dedo de moça
  • 1 colher de café de óleo de gergelim (eu não tinha, não coloquei e ficou otima do mesmo jeito)
  • 2 colheres de sopa de azeite extravirgem
  • 1 colher de sopa de molho shoyo
  • 1 pepino japonês
  • 1 punhado de coentro picado

Modo de preparo
Descasque e rale o gengibre. Ponha em um recipiente e acrescente as raspas da casca do limão. Em seguida, parta o limão ao meio e o esprema bem, para obter o suco. Acrescente o óleo, o azeite e o molho shoyo. Misture tudo com uma colher.

Com um auxílio de um descascador de legumes, descasque o pepino no sentido de seu comprimento - e de maneira que fique bem fino. Pare de descascar quando chegar ao centro do pepino, que é aguado. Faça um montinho com o pepino em cima do molho preparado anteriormente. Reserve.

Pegue o Coentro  ponha-o embaixo do pepino e jogue um pouco em volta. Pique a pimenta e jogue-a por cima dos pepinos.


 
Filé de Merluza ao Molho Branco 

Ingredientes
  • 5 filés de merluza
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 300 g de mussarela
Para o molho branco:
  • 1 colher de manteiga
  • 1 lata de creme de leite
  • 1/2 l de leite
  • 2 colheres de sopa rasa de farinha de trigo torrada
  • Sal e pimenta-do-reino e noz moscada a gosto
  • 1 colher de sobremesa de mostarda
 Modo de preparo
Tempere os filés a gosto, passe na  farinha de trigo ou de rosca, frite e reserve.
Reserve também a mussarela ralada ou fatiada.

Para o molho branco, coloque numa panela a manteiga o leite, o trigo, os temperos e mexa sempre em fogo brando, por ultimo acrescente o creme de leite. 

Para a montagem do prato, coloque um pouco de molho no fundo da travessa, peixe, queijo mussarela e mais molho em cima.


Prontinho!
As duas receitas tem quantidade de ingredientes ideal para duas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário