segunda-feira, 25 de abril de 2011

Filé de Merluza com Molho Bechamel de laranja

Sempre tive na cabeça que peixe não era o meu forte, adorava comer mas achava que era difícil e não sabia fazer...aos poucos estou mudando de ideia.

Na Sexta-feira da Paixão eis que abro meu e-mail e la está essa receita vinda do "Pitéu", foi só o tempo de correr para o mercado e comprar os ingredientes,  foi amor a primeira vista, por sorte encontrei o ultimo pé de alho poró e como não tinha pescada amarela acabei usando o filé de merluza mesmo e ficou Divino.






Ingredientes:
Filés de Merluza (ou pescada amarela como na receita original)
Pimenta do reino (de preferência moída na hora de usar)
Sal a gosto
Alho moído
Coentro
Alho poró
Azeite para untar a assadeira
Suco de 3 laranjas
1 cebola média
1 colher de manteiga
1 colher de trigo
1 colher de açúcar mascavo

Modo de preparo do Peixe

Tempere os filés com o sal e a pimenta (eu coloquei umas gotinhas de limão que não estão na receita original, mas que amo muito).
Regue a assadeira com azeite, forre todo o fundo com as rodelas do alho poró e arrume os filés de peixe, cubra com papel laminado e asse por por uns 15 minutos ou ate que o peixe tenha soltado um caldinho e desmanchado parcialmente  o alho poró, depende de cada forno.

Modo de preparo do molho Bechamel:

Doure as cebolas na manteiga, acrescente o trigo dissolvido no caldo das laranjas e mexa sem parar para que não empelote, ponha o açúcar mascavo que vai dar uma corzinha no molho, pegue o caldo que o peixe soltou e coloque também nesse molho, fica um sabor indescritível. Depois que o molho engrossa é só cobrir o peixe e por mais uns minutinhos no forno.

Com um peixe maravilhoso como esse, apenas um arroz branco e uma saladinha para acompanhar.

Um comentário: